ESCLARECIMENTOS SOBRE O UNIFORME ESCOLAR


Devido a falta de informação de uma minoria de pais, segue alguns esclarecimentos sobre o uniforme escolar:
Em Maio de 2012 foi sugerido por um pai o uso de uma calça de tactel como fazendo parte do uniforme escolar, o pai fez essa sugestão após presenciar uma aluna com roupa inadequada na escola. Essa sugestão foi levada ao conhecimento dos pais na reunião de entrega de nota em junho de 2012 e foi unanime o seu uso já para agosto de 2012. Como não tivemos tempo de fazer a reunião com o Conselho Escolar antes de agosto, na próxima reunião de entrega de notas sugeridas aos pais que a implantação do uniforme completo fosse em 2013, sugestão essa acatada.
Foi encaminhado ao Conselho Escolar formado por todos os seguimentos da escola onde aprovaram o uso obrigatório do uniforme completo a partir de 2013, inclusive com uma cota para doação para os alunos carentes.
O Uniforme completo veio para organizar: identificar os nossos alunos, que muitas vezes tiravam a camisa de uniforme para matar aula, resolver a questão dos shorts inadequados para atividade física, acabar com a demora de alguns alunos que tinham de trocar de roupa para fazer atividade física, além de acabar com as roupas inadequadas que algumas alunas insistiam em usar no ambiente escolar.
Vale ressaltar que essa decisão de usar o uniforme completo não foi minha e sim de um colegiado, que conforme consta no regimento das escolas publicas, tem poder de ser consultivo, deliberativo e fiscalizador que é o Conselho Escolar no qual fazem parte pais, professores, servidores, os alunos  e a diretora. Além do apoio dos pais que estavam presentes nas reuniões.
Desde dezembro comunicamos os pais que em 2013 seria implantado o uniforme completo e no ato da matricula também comunicamos da implantação desse uniforme completo com um prazo para iniciar esse uso a partir de 11/03, três meses depois do termino do ano de 2012 para os alunos que já eram da escola e dois meses e 11 dias os alunos novos.
Nunca foi nosso objetivo transformar o CEF 10 em uma escola particular, o que desejamos é proporcionar uma educação de qualidade, uma escola organizada, segura que funcione da melhor forma possível proporcionando aos pais, alunos e funcionários um ambiente adequado para repassar e adquirir conhecimento.
Para essa minoria de pais que as vezes não acompanha a vida escolar do seu filho ou que não participa das reunião nos quais decidimos inúmeras situações, fica o meu pesar, pois participar nas decisões da escola é de suma importância para você poder cobrar.
Aos pais que acham que a implantação do uniforme foi feito de forma arbitraria e autoritaria convido para comparecer na escola, e também, participar da reunião do Conselho Escolar que será em Abril.
Aos pais que não tem condição de adquirir o uniforme, venha a escola e fale comigo para que possamos resolver essa situação.
Aproveitando, agradeço a maioria dos pais que nos auxiliam na gestão desta Insituição de Ensino, buscando meios para tornar o CEF 10 uma escola de referencia no DF.

Flávia Hamd - Diretora