Prof Sérgio Stefani
Projeto Mini Onu CEF 10 – Professor: Sérgio Stefani Componente Curricular: Projeto Interdisciplinar 01 (Desenvolvido no 3º Bimestre de 2017)
O projeto de Simulação das Nações Unidas CEF10 para secundaristas ou carinhosamente apelidado de Mini Onu CEF 10 visa simular os processos de decisão dos mais importantes organismos das Nações Unidas (ONU) com os alunos do 9° ano. Estes por sua vez desenvolvem trabalhos acadêmicos com base na proposta pedagógica do componente curricular de Projeto Interdisciplinar 01. Discutimos durante a preparação do evento temas relacionados a Cultura Brasileira.
Inicialmente as aulas foram expositivas e dialogadas. O professor apresentou conceitos basilares da ciência História (memória, imaginário, alteridade, história, e representação). A tendência pedagógica é a Crítica Social dos Conteúdos, onde o professor exerceu uma posição mediadora no interior da prática social global, partindo de observações acerca do pensamento sincrético do grupo e buscando a consolidação do pensamento sintético. Apresentados os conceitos sobre a cátedra de história e Projeto Interdisciplinar 01 estabelecemos um posicionamento ideológico para o desenvolvimento do trabalho. Segundo Libâneo (2012, p.41):
Mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência incialmente confusa e fragmentada a uma visão, mais organizada e unificada. Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumento, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
Cada um dos alunos por sua vez escolheu um país com o qual tinha mais familiaridade ou curiosidade. A partir dessa escolha foram idealizadas pesquisas sobre a cultura, sociedade, economia, política dos países. Com esse prévio conhecimento em sala começamos a exercitar a dinâmica do debate onusiano com lista de oradores, tempo para cada delegado expor suas ideias, obediência ao sinal sonoro, votações, etc.
No debate final cada aluno assumiu a cultura do país escolhido para pesquisa e procurou expor sua respectiva cultura em suas vestimentas (representação). A exemplo disso temos a aluna Bianca que foi representante de um país muçulmano e trajou uma Burca, Augusto representante da Síria trajou também vestimentas islâmicas. É importante destacarmos que o debate sempre é direcionado pelo professor e ao solicitar a exposição das ideias dos alunos foi seguido o “objetivo”, segundo Limov (2011, p. 115):
O objetivo é tentar focar o debate nos pontos mais importantes e rigorosos. Professores que fazem isso têm um objetivo muito claro em mente para qualquer debate livre e usam dicas para direcionar seus alunos de volta à tarefa e, especialmente, afastar distrações e tópicos improdutivos. Geralmente afastam as distrações para conseguir colocar os alunos no caminho certo, ou seja, compartilham o objetivo do debate com os alunos, de forma que podem lembra-los de seu propósito quando eles se afastam dele.
A escolha do tema final do trabalho levou em consideração a diversidade religiosa em nosso país e procurando um exercício de tolerância religiosa e respeito às leis no Estado Laico brasileiro discutimos: Quem deve controlar Jerusalém? Cidade sagrada das três maiores religiões monoteístas do mundo (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo)? - (Palestinos, Israelenses ou ser considerada uma cidade Internacional?)
Diante disso, o projeto Mini Onu CEF10 do componente curricular de Projeto Interdisciplinar 01 assumiu o papel de incentivador da formação de novos líderes, cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.